Pedagogia Redentiva

Para saber mais ...

Pedagogia Redentiva - Ed. Fiel

Solano Portela

Redentiva - uma palavra bem cristã!

Num breve estudo de palavras, podemos perceber que as palavras 'redimir', 'redenção' e 'redentiva' somente fazem sentido quando conectadas a um paradigma cristão, pois todas elas são construídas a partir de ideias associadas a seguinte premissa:
Deus existe e é o Criador e Senhor de tudo. O homem está irremediavelmente perdido e separado do seu Criador, sem propósito e vida em decorrencia da sua rebelião deliberada.
Assim, é o próprio Deus quem vem ao seu encontro e providencia uma redenção.  Recebê-la e desfrutá-la é a maneira mais sábia de viver a vida.

Observemos as definições do dicionário de Noah Webster (1828):

Redimir: Do Inglês RED EE'M, V.T. [redimo; Red (vermelho), para obter ou comprar]
1. Ato de comprar de volta; resgatar; fazer libertar ou resgatar do cativeiro ou da sujeição, ou a partir de qualquer obrigação ou responsabilidade que sofre ou a ser executada, mediante o pagamento de um equivalente; como, para resgatar prisioneiros ou bens capturados; como resgatar um penhor. 2. Para readiquirir o que foi vendido; para recuperar a posse de uma coisa alienada, por reembolsar o valor do mesmo para o possuidor. "Se um homem [deve] vender uma casa de moradia em cidade murada, poderá remi-la dentro de um ano inteiro depois da sua venda".   Lev. 25.  3. resgatar, recuperar, para entregar depois. "Resgata Israel, ó Deus, de todas as suas angústias". Sal. 25. Deut. 7.   4. Para compensar; para reparar.7. Para salvar. 
10. Na teologia, para resgatar e libertar da escravidão do pecado e das penas da lei de Deus violada, pela obediência e sofrimento no lugar do pecador, ou realizando um sofrimento que é aceito em vez da obediência do pecador. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós". Gal. 3. Tito 2.
  
Redenção: Do Inglês RED EMPTION 1. Readquirir bens ou prisioneiros capturados; o ato de obter a libertação de pessoas ou coisas da posse ou do poder de sequestradores pelo pagamento de um valor equivalente; resgate; Ex. como o resgate de prisioneiros capturados na guerra; o resgate de um navio e sua carga. 2. libertação da escravidão, da angústia, ou da responsabilidade perante qualquer mal, seja por dinheiro, trabalho ou outros meios. 3. Recompra, como de terras alienadas. Ver Lev. 25 / Jer. 32. 4. A liberação de uma propriedade de uma hipoteca; ou a compra do direito de voltar a entrar nela através do pagamento do montante principal para o qual foi hipotecado com interesse e custos; Além disso, o direito de redimir e voltar a entrar. 
6. Na teologia, a aquisição do favor de Deus pela morte e sofrimentos de Cristo; o resgate ou a libertação dos pecadores da escravidão do pecado e das penas da lei violada de Deus, pela expiação de Cristo. "No qual temos a redenção, pelo seu sangue". Ef. 1. Col. 1.

Ambas as palavras que integram a ideia de uma 'Pedagogia REDENTIVA', começam com a palavra RED, do Inglês, vermelho (carmim, carmesim) que lembra a cor do sangue. Parece então que estas palavras encontram-se associadas diretamente ao sangue derramado em um sacrifício expiatório - expiação através do sangue - redenção através da substituição, uma vida em lugar de outra.

Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:20-22

Domingo de Páscoa, a ascenção de Jesus e as pipas de Bermudas

Hoje é Domingo de Páscoa! Toda a cristandade por séculos celebra esta data pelo mundo afora. Nosso Senhor ressuscitou e venceu a morte, como nenhum outro jamais. Nas Bermudas (Ilha britânica na América), este dia é comemorado pela população local que vai às ruas empinar pipas como um memorial para lembrar a todos que o nosso Senhor subiu aos céus (Ascenção) na vista de um grupo de vários galileus e nos deixou uma promessa...

..."E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". Atos 1:9-11
 

Feliz domingo de Páscoa. Porque Ele vive! Subiu ao céu e voltará para buscar os Seus! Eu creio e aguardo a Sua volta!



Nas ilhas Bermudas, território britânico no Atlântico, ninguém sabe ao certo como ou porque a tradição teve início, mas conta-se com frequência sobre um professor que costumava dar uma lição aos seus alunos sobre a ascensão de Cristo ao céu empinando uma pipa, no período da páscoa. Diz-se que em um dado momento o professor cortou a linha da pipa enquanto todos a assistiam subir. Hoje o festival de pipas é ansiosamente esperado pela população das Bermudas que se reúne no período de páscoa para 'soltar' as suas pipas e apreciar esta atividade singular. Imagine a força do ensino de um professor ... inspirou toda uma comunidade!

E o nosso folclore?

O folclore enquanto manifestação da individualidade do nosso povo é muito rico e deve ser objeto da nossa atenção. Temos percebido um distan...