Horace Mann é geralmente considerado o pai da educação moderna, pois foi ele que trabalhou ativamente em sua posição de secretário do Conselho de Educação, em Massachusetts, nos anos de 1830 e 1840 a fim de organizar um sistema escolar centralizado e controlado pelo Estado, com recursos oriundos dos impostos sobre a propriedade privada. Mann foi, porém, influenciado principalmente pelas ideias do reformador social britânico, Robert Owen. Owen escreveu extensamente sobre a transformação da sociedade, a fim de libertá-la do que considerava a influência restritiva da religião. O que segue é uma amostra de suas ideias, escrita por Owen no Free Enquirer de 4 de agosto de 1832:
"Você pergunta onde ponho a minha fé, se as responsabilidades religiosas forem aniquiladas? Na bondade humana. Você pergunta o que proponho como substituto para a religião? Cultivar as nobres faculdades da mente humana...
Devemos ensinar integridade às crianças e teremos homens e mulheres honestos... Devemos transmitir fatos a elas em lugar da espiritualidade, bons hábitos em vez de longos sermões, as verdades da ciência e não os mistérios dos credos, a bondade em lugar do medo e a liberalidade substituindo a intolerância... Eu não criaria preconceitos numa criança contra qualquer religião nem a favor. Simplesmente não falaria sobre o assunto. Ela deveria aprender primeiro o que pode ver e compreender: seu julgamento deveria ser cuidadosamente amadurecido e seus poderes de raciocínio diligentemente cultivados."
Acho que o sistema educacional brasileiro seguiu bem direitinho esta cartilha, não é mesmo? Veja onde chegamos. Esta charge representa muito bem o espírito da BNCC. (parece até sigla de banco, mas não é, trata-se da Base Nacional Comum Curricular)
Do livro: Reinos em Guerras - Bill Bright e Ron Jenson, Ed. Candeia, 1993. (pág.168)
As duas grandes vertentes que norteiam a maneira como entendemos a educação são basicamente a greco-romana e a judaico-cristã. Notadamente, a academia brasileira despreza esta segunda, apesar de toda a sua contribuição e valor já demonstrado ao longo da história da humanidade. Neste espaço, nos propomos a difundir este 'novo olhar' para a educação a partir de uma visão clássica, que considera a realidade total como um mundo criado por Deus, adoecido pelo pecado, mas, esperançoso na redenção.
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