Redentiva - uma palavra bem cristã!

Num breve estudo de palavras, podemos perceber que as palavras 'redimir', 'redenção' e 'redentiva' somente fazem sentido quando conectadas a um paradigma cristão, pois todas elas são construídas a partir de ideias associadas a seguinte premissa:
Deus existe e é o Criador e Senhor de tudo. O homem está irremediavelmente perdido e separado do seu Criador, sem propósito e vida em decorrencia da sua rebelião deliberada.
Assim, é o próprio Deus quem vem ao seu encontro e providencia uma redenção.  Recebê-la e desfrutá-la é a maneira mais sábia de viver a vida.

Observemos as definições do dicionário de Noah Webster (1828):

Redimir: Do Inglês RED EE'M, V.T. [redimo; Red (vermelho), para obter ou comprar]
1. Ato de comprar de volta; resgatar; fazer libertar ou resgatar do cativeiro ou da sujeição, ou a partir de qualquer obrigação ou responsabilidade que sofre ou a ser executada, mediante o pagamento de um equivalente; como, para resgatar prisioneiros ou bens capturados; como resgatar um penhor. 2. Para readiquirir o que foi vendido; para recuperar a posse de uma coisa alienada, por reembolsar o valor do mesmo para o possuidor. "Se um homem [deve] vender uma casa de moradia em cidade murada, poderá remi-la dentro de um ano inteiro depois da sua venda".   Lev. 25.  3. resgatar, recuperar, para entregar depois. "Resgata Israel, ó Deus, de todas as suas angústias". Sal. 25. Deut. 7.   4. Para compensar; para reparar.7. Para salvar. 
10. Na teologia, para resgatar e libertar da escravidão do pecado e das penas da lei de Deus violada, pela obediência e sofrimento no lugar do pecador, ou realizando um sofrimento que é aceito em vez da obediência do pecador. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós". Gal. 3. Tito 2.
  
Redenção: Do Inglês RED EMPTION 1. Readquirir bens ou prisioneiros capturados; o ato de obter a libertação de pessoas ou coisas da posse ou do poder de sequestradores pelo pagamento de um valor equivalente; resgate; Ex. como o resgate de prisioneiros capturados na guerra; o resgate de um navio e sua carga. 2. libertação da escravidão, da angústia, ou da responsabilidade perante qualquer mal, seja por dinheiro, trabalho ou outros meios. 3. Recompra, como de terras alienadas. Ver Lev. 25 / Jer. 32. 4. A liberação de uma propriedade de uma hipoteca; ou a compra do direito de voltar a entrar nela através do pagamento do montante principal para o qual foi hipotecado com interesse e custos; Além disso, o direito de redimir e voltar a entrar. 
6. Na teologia, a aquisição do favor de Deus pela morte e sofrimentos de Cristo; o resgate ou a libertação dos pecadores da escravidão do pecado e das penas da lei violada de Deus, pela expiação de Cristo. "No qual temos a redenção, pelo seu sangue". Ef. 1. Col. 1.

Ambas as palavras que integram a ideia de uma 'Pedagogia REDENTIVA', começam com a palavra RED, do Inglês, vermelho (carmim, carmesim) que lembra a cor do sangue. Parece então que estas palavras encontram-se associadas diretamente ao sangue derramado em um sacrifício expiatório - expiação através do sangue - redenção através da substituição, uma vida em lugar de outra.

Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:20-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Logo será exibido.

E o nosso folclore?

O folclore enquanto manifestação da individualidade do nosso povo é muito rico e deve ser objeto da nossa atenção. Temos percebido um distan...