Recompensas do professor? Onde estará?

Alguns entram em oficinas, outros em obras, outros ainda em clínicas e outros ainda em fazendas e orquestras. Nós, porém, entramos na mais especializada das oficinas, na maior obra em construção, na clínica mais refinada, na melhor das plantações e no melhor conservatório, pois lidamos com a máquina mais complexa, a construção mais singela, com a doença mais grave e com a plantinha mais tenra e com os dissonantes sons do coração.
Somos professores, especialistas em gente, caçadores de vocações, feitores do futuro, agentes de redenção e transformação. Tocamos o amanhã, o interno e eterno, os afetos e o intelecto. Modelamos corações e construímos, ao modelo de nosso Mestre, vidas!
Que nobreza de ofício não tem este? Quem não ousaria reconhecê-lo? Mas, nem sempre é isto o que vemos, nem ao menos um aplauso temos, porém, veja o que diz o maior dos professores ...

"Guardai-vos de fazer conhecido o vosso sacrifício diante dos homens, para serdes reconhecidos por eles; aliás, se assim procederes, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus".

Não será melhor permanecer assim mesmo? Não será melhor o reconhecimento de lá do que o de cá? Pois Ele mesmo continua dizendo ...

"Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão". Mateus 6:1-2 (sentido adaptado)

Assim, melhor previdência não há. Quero mais esperar enquanto destes pequenos vou cuidar com zelosa disposição, pois no Senhor o nosso trabalho não será em vão.


Rubens Cartaxo


Nota: escrevi esta reflexão em meu diário, envolvido no sentimento que tive ao retornar do meu primeiro dia de estágio em uma escola pública. O misto de sentimentos era muito grande, pois minha mente queria me convencer de que o desafio é muito grande. Valeria a pena insistir nisto? Será que seriam um dia lembrados estes quase invisíveis profissionais que lutam com esta 'massa viva' todos os dias tentando transformá-la? Escrevi isto como um grito da alma para que os meus ouvidos da razão pudessem ouvir. E, mais uma vez segui em frente.

Imagem: http://sobmalhete.files.wordpress.com/2013/08/ceramista.jpeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Logo será exibido.

E o nosso folclore?

O folclore enquanto manifestação da individualidade do nosso povo é muito rico e deve ser objeto da nossa atenção. Temos percebido um distan...